40 anos de Abril – Final das comemorações

Depois de um vasto e rico programa comemorativo, as celebrações dos 40 anos do 25 de Abril no concelho de Odivelas terminaram onde começaram, na Pontinha, «berço da liberdade».

No dia 24 de abril, à noite, realizou-se a sessão solene na sede da Junta, finda a qual a fanfarra dos Bombeiros Voluntários acompanhou até ao Regimento de Engenharia n.º 1 um cortejo encabeçado pelas Presidentes da Câmara Municipal de Odivelas e da Junta de Freguesia, que em conjunto com membros dos seus Executivos, das Assembleias de Freguesia e Municipal e com muitos cidadãos entregaram ao comandante daquela Unidade militar 40 cravos, seguindo-se uma descarga de fogo de artifício. No final da manhã do mesmo dia, tivera lugar o encerramento do II Congresso de Odivelas, no auditório do Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA, com a presença do General Ramalho Eanes.

A Corrida da Liberdade iniciou-se na parada do Regimento, pelas 10H30 do dia 25 de abril, com mais de 3500 participantes que se propuseram correr 11 km até aos Restauradores, a que se juntaram no caminho quase outros tantos, inscritos nos percursos mais curtos.

As comemorações encerraram com a estreia da peça de teatro «40 Anos de Abril, e Agora?», representada no salão da sede da Junta, ao início da noite, pelos amadores da Sociedade Musical Odivelense.

Mais uma vez se honrou na Pontinha a memória da Revolução dos Cravos, aqui nascida há 40 anos.

final abril

Eanes