40 anos do 25 de Abril – Brilho na abertura das comemorações

A abertura oficial das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril no concelho de Odivelas realizou-se na Pontinha, junto ao Regimento de Engenharia 1, no Mercado de Levante, que foi transformado numa sala de espetáculos, dando à cerimónia a dignidade e o brilho merecidos, tanto mais que as bandas superiores laterias da cobertura do recinto foram revestidas, interna e externamente,  com painéis alusivos ao 25 de Abril.

O programa começou com os discursos oficiais, em que o primeiro orador foi o professor Ricardo Loução, coordenador do curso de Design da vizinha Universidade Europeia, cujos alunos conceberam os painéis já referidos, seguindo-se a Presidente da Junta de Freguesia, Corália Rodrigues, que agradeceu aos funcionários da Junta envolvidos o grande esforço que fizeram para conseguirem realizar toda a transformação do Mercado em dois dias, mesmo com este a funcionar, sublinhando depois a necessidade de prosseguir o espírito e as conquistas de Abril através do trabalho em rede, a vários níveis, como tem vindo a ser feito pela Autarquia com diversos parceiros. Falaram depois o Presidente da Assembleia Municipal, Miguel Cabrita, e a Presidente da Câmara Municipal, Susana Amador.

Seguiu-se um momento de poesia, representando as quatro Freguesias do Concelho, em que declamaram poemas de Abril a Mariana, de 10 anos, da Freguesia de Odivelas; o Tiago Serra, 20 anos, Freguesia Pontinha/Famões; o Mário Carvalho, 30 anos, Freguesia Ramada/Caneças; e a Paula Nunes, 40 anos, Freguesia Póvoa Sto. Adrião/Olival Basto. Simbolizaram-se, assim, as quatro décadas desde o 25 de Abril.

A cerimónia encerrou em grande, com um magnífico concerto pela Sociedade Musical Odivelense.

No decurso do mês de abril haverá eventos alusivos à Revolução dos Cravos em todo o Concelho de Odivelas, cujo programa pode ser consultado pdf1aqui