43 Anos de Abril

No âmbito das comemorações do 43.º aniversário do 25 de Abril, a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Pontinha e Famões organiza, como já é tradição, no dia 24, a partir das 10 horas, o Desfile dos «Cravinhos», em colaboração com os agrupamentos de escolas, que vai movimentar pelas ruas da vila cerca de 800 crianças, desde que as condições meteorológicas o permitam.

No mesmo dia, a partir das 21H00, vai decorrer no Salão Nobre da Junta, na Pontinha, a habitual sessão solene evocativa do 25 de Abril, recordando o facto de ter sido no quartel do Regimento de Engenharia n.º 1 (RE1) da Pontinha que se instalou, na noite de 24 para 25, o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas.

No dia 25 de abril, às 9 horas, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Pontinha (BVP) fará uma arruada que terminará na porta de armas do Quartel, seguindo-se a cerimónia de entrega de 43 cravos (simbolizando os 43 anos de Abril) a um representante do Exército, no Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA.

Pelas 09h30 a grupo de bombos e gaita de foles da Associação Arrufarte Vertente Sul iniciará a sua atuação de rua e às 10H15 será inaugurado um Mural alusivo ao 25 de Abril, executado pelo artista Smile no PT junto ao Quartel.

Às 10H30 vai ter início a 40.ª Corrida da Liberdade, com partida junto à porta do Quartel.

Às 11h30 a Fanfarra dos BVP desfilará pelas ruas de Famões.

Mantém-se assim vivo o espírito de Abril nas ruas desta Freguesia, lembrando sempre que a Pontinha é justamente apelidada como «o berço da liberdade».