ATAQUE INFORMÁTICO A ESTE SITE

211

O nosso site sofreu forte ataque informático através de um  plugin  antigo (Slider Revolution) que fazia parte da plataforma inicial de construção da página, mas que, felizmente, já não estava a ser usado, daí os dados e conteúdos não terem sido totalmente afetados. O código desse plugin permitiu que os atacantes explorassem uma falha de segurança (presente apenas nessa versão antiga do plugin) e carregassem ficheiros maliciosos para o servidor, sem a devida autorização. Ficheiros esses que alteraram o funcionamento normal do website (com redirecionamentos e anúncios) e davam acesso indevido a outros compartimentos da plataforma (como, por exemplo, à base de dados).

Quando os problemas se tornaram evidentes a página foi colocada offline, para prevenir mais algum acesso indevido ao servidor, alterar algumas passwords, etc.

Depois do enorme trabalho a tentar encontrar e remover todos os ficheiros maliciosos, e tentar entender a verdadeira dimensão do problema, decidiu-se que o mais seguro seria avançar com uma nova instalação de raiz, caso contrário, poderia estar a colocar-se em risco não só o site da Junta, mas também as restantes plataformas que se encontram nos servidores de alojamento e os dados de quem lhe acede.

Feita a configuração devida do novo servidor, instalou-se então uma versão completamente “limpa” da plataforma baseada no layout  anterior.

Apesar de a estrutura e o tema visual serem os mesmos, a versão da plataforma é mais recente e muitas das definições foram alteradas ou removidas, pelo que ainda não foi possível recuperar por completo o aspeto antigo do site, embora os conteúdos preexistentes estejam todos online, mas com uma apresentação diferente.

A reconfiguração para o desenho anterior está a ser feita minuciosamente, e vai demorar ainda algum tempo para que o site fique idêntico ao layout inicial, facto pelo qual apresentamos as nossas desculpas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here