Notícias do Projeto “Be a Buddy not a Bully” na Pontinha

1385

Visita da Universidade Europeia ao Projeto “Be a Buddy not a Bully” na Pontinha

Estudantes da Universidade Europeia visitaram a ESBF para conhecerem o projeto “Be a buddy not a bully” – Erasmus+

No passado dia 3 de junho deslocou-se à Escola Secundária Braamcamp Freire um grupo de estudantes do 3.º ano do curso de Psicologia da Universidade Europeia numa visita de estudo no âmbito da Unidade Curricular de Desenvolvimento do Bem-estar Económico e Social, lecionada pela professora Maria Belén R. Calvo que os acompanhou. O grupo incluía ainda um estudante de nacionalidade mexicana de Relações Internacionais que se encontra na Universidade, no âmbito do programa de intercâmbio Garcilaso.
Este encontro foi promovido pela Junta de Freguesia da Pontinha e Famões, nas pessoas dos Vogais Paulo Ribeiro e Alberto Barreiro, e pretendeu dar a conhecer os objetivos e as atividades que têm sido desenvolvidas pelo projeto “Be a buddy not a bully” – Erasmus+ no Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire da Pontinha. Os estudantes tiveram oportunidade de assistir a uma apresentação sobre os trabalhos já concretizados e visitaram uma exposição de cartazes realizados por alunos do 7.º ano, no âmbito do tema “Leituras sobre o Bullying”.
No final do encontro ficou expressa a intenção de futuras colaborações no âmbito do projeto, no sentido de debater e procurar soluções eficazes para esta relevante e preocupante problemática, no contexto da comunidade escolar da Pontinha.

13528812_1776326609245549_5088952350071549246_n

2.º Encontro Transnacional na Lituânia

O Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire da Pontinha está a desenvolver o projeto de prevenção e combate ao Bullying no âmbito do programa Erasmus +, e que decorrerá durante três anos letivos.
Realizou-se nos dias 16 e 17 de maio em Vilnius, Lituânia, o 2º Encontro Transnacional do projeto “ Be a Buddy not a Bully”, com a participação da profª Maria João Freitas (coordenadora do projeto) e da profª Filipa Afonso em representação do Agrupamento.
Este encontro contou novamente com os representantes de todos os países participantes (Bulgária, Espanha, Grécia, Itália, Lituânia, Portugal, Roménia e Turquia). Cada equipa procedeu à apresentação de vários trabalhos, destacando-se as Boas Práticas Antibullying que têm sido desenvolvidas no respetivo País e contexto escolar, e a divulgação da análise aos resultados dos Questionários sobre o Bullying, que na Escola Básica da Pontinha foram aplicados a turmas do 6º e 7º anos. O Encontro contou ainda com um Seminário sobre a problemática do Bullying orientado por um psicólogo convidado e professor universitário.
Como no anterior Encontro em Lamia, Grécia, esta reunião transnacional revelou-se muito enriquecedora na partilha de ideias e sensibilidades acerca da problemática do Bullying, facilitadas por um ambiente de trabalho salutar e uma boa organização da equipa anfitriã.

13450134_1774678486077028_673308775231830410_n