Cãominhada na Pontinha – Uma lição de civismo

1865

No dia 24 de julho, a manhã na Pontinha foi um pouco diferente, com um passeio de cerca de 80 cães e seus donos por várias ruas da Vila, numa jornada de sensibilização para as boas regras de convivência entre as pessoas com animais de estimação que utilizam o espaço público e a restante comunidade.
O objetivo primeiro foi mostrar que é possível passear o cão pela via pública sem que esta fique suja, basta para isso apanhar os dejetos dos animais com saquinhos apropriados, e depois colocá-los nos contentores de lixo. E isso foi cumprido: nas ruas por onde os cães passaram, os seus dejetos foram apanhados pelos donos, e até alguns que já lá estavam antes, numa lição de higiene e respeito por todos os cidadãos.
O segundo objetivo, também amplamente conseguido, foi angariar alimentos para o Parque dos Bichos, uma instalação da CMO que recolhe animais abandonados e os mantém para adoção, tendo comparecido a Veterinário Municipal, Maria João Nabais, que com duas colegas do seu Gabinete fez o percurso acompanhando três cães alojados no Parque dos Bichos à espera de serem adotados, tendo no final agradecido aos organizadores.
Também o Vogal Paulo Ribeiro, em representação da Presidente da Junta, Corália Rodrigues, agradeceu a participação de todos e a lição de civismo que proporcionaram à população, enaltecendo a colaboração havida nesta iniciativa entre o Espaço de Saúde Animal, uma empresa com serviços veterinários e produtos para animais, com loja na Rua de Santo Eloy, da qual partiu a ideia; a Junta de Freguesia, que desde logo a apoiou; a Câmara Municipal de Odivelas, que se associou ao evento; e a PSP da Esquadra da Pontinha, que destacou dois agentes para acompanhar o percurso.
No final, cumprido que foi o terceiro objetivo, que era proporcionar aos animais um espaço de socialização, os donos receberem ofertas da empresa organizadora e dos patrocinadores, nomeadamente, MSD – Animal Health; Propecuária – Veterinária Farmacêutica; Wepharm – Animal Welfare; e Zoetis.
Parabéns a todos os participantes!

DSCF2574  DSCF2560DSCF2540 DSCF2465 DSCF2488DSCF2523 DSCF2529 DSCF2576

 

::::::::::::::::::::::::::

Notícia anterior

Com o objetivo de sensibilizar a população para algumas regras de bem viver em comunidade com os cães, nomeadamente a questão dos dejetos no espaço público e a recolha dos mesmos, vai decorrer no próximo dia 24, na Vila da Pontinha, a iniciativa CÃOMINHADA, numa parceria entre a Câmara Municipal de Odivelas (Gabinete da Veterinária Municipal e Parque dos Bichos), Junta de Freguesia Pontinha-Famões e a empresa Espaço de Saúde Animal.
Início na Praça Bento Jesus Caraça com percurso pela Rua 25 de Abril, Rua Regimento de Engenharia Um, Rua de Sto. Eloy, Rua Cidade da Horta, Av. São Pedro, Praça S. Bartolomeu, Terraços do Falcão, Av. Dos Bombeiros Voluntários e novamente Rua 25 de Abril e final na Praça Bento Jesus Caraça, onde haverá entrega de lembranças.
Inscrições até 20 de julho na loja Espaço Saúde Animal. Participação sujeita a um donativo alimentar para os animais do Parque dos Bichos da CMO
.

pdf1Ficha de inscrição

Flyer_cao2Novo

JF_FP_CaoMinhada_AF2