E se eu fosse Presidente?

241
Inserido no Projeto de Cidadania, no dia 11 de janeiro realizou-se na Escola Básica 1, Mello Falcão, a iniciativa “e se eu fosse Presidente” com o tema do Ambiente.
 
Com o objetivo de promover entre as crianças o conhecimento das instituições e seu funcionamento, e também de lançar as bases para uma cidadania responsável, a Junta de Freguesia da União das Freguesias Pontinha e Famões continua a desenvolver, a iniciativa “E se eu fosse Presidente?!…”, em colaboração com o(a)s professore(a)s e respetivas coordenações.
 
Nesta iniciativa, a Presidente da Junta, Corália Rodrigues, desloca-se às escolas e, perante uma ou mais turmas de alunos, com a ajuda dos docentes, começa por explicar o que é uma Junta de Freguesia, como funciona, quais as profissões necessárias para desenvolver todos os trabalhos e serviços públicos que são das suas competências, perguntando depois aos meninos e meninas o que fariam se fossem presidentes da Junta.
 
É aqui que começa verdadeiramente a vir ao de cima a consciência cidadã das crianças, que através das suas respostas vão exprimindo as ideias que conjeturam para o espaço público, mas também para o bem-estar das pessoas.