Dia Mundial da Árvore

1373

O Dia Mundial da Árvore foi assinalado pela Junta de Freguesia com a plantação de iúcas na Praça de S. Bartolomeu, numa ação simbólica enquadrada na recuperação daquele espaço.
Como disse o vogal Francisco Rana, que representou na ocasião a presidente da Junta, «comemorar o Dia Mundial da Árvore é alertar para o compromisso que todos temos obrigação de assumir na preservação do ambiente», o que «não pode ser dissociado da defesa do espaço público».
Referindo-se aos trabalhos a decorrer na Praça S. Bartolomeu, com os quais se pretende requalificar todo o espaço e reparar os estragos derivados de atos de vandalismo e utilização incorreta, Francisco Rana, que esteve acompanhado do Vogal Alberto Barreiro, salientou que a recuperação do espaço começou pelos jardins, seguindo-se o parque infantil e os aparelhos geriátricos, terminando com a repintura dos muros, aplicando cores mais alegres.
Foi bastante agradável contar com a presença de algumas pessoas que se quiseram associar à data, incluindo crianças, que ajudaram na plantação.

A iúca (yucca) é uma espécie exótica, oriunda das Américas, que se desenvolve muito bem no nosso clima, mesmo em terrenos áridos, pois consome muito pouca água. Pertence à família das Agavaceae, tal como o sisal e a pita. Dá flores brancas, em forma de sino, que formam espigas densas, as quais chegam a atingir 2 metros de altura.

arvore4

666

333 444 555 111 222