13.º aniversário da Vila de Famões

1993

Com uma sessão solene realizada no dia 23 de abril, comemorou-se o 13.º aniversário da elevação de Famões a Vila, decretada em 19 de abril de 2001 pela Assembleia da República.

Perante uma plateia que enchia a sala, Corália Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia Pontinha/Famões, sublinhou, a dado passo do seu discurso, que «mesmo com o rude golpe causado pela mal desenhada agregação de freguesias, Famões continua a demonstrar à saciedade grande dinâmica a todos os níveis, de que se destacam as vertentes empresarial e social».

Por sua vez, a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, referiu que «a Vila de Famões continua, como sempre, no nosso coração, porque os famoenses são cidadãos que não desistem do seu futuro».

Antes, o Presidente da Assembleia de Freguesia, João Martins, salientou que «não podendo nem devendo esquecer o passado, temos de ser pragmáticos e contemporizar com a realidade do presente se quisermos ter sucesso no futuro», sendo que no presente há um caminho a percorrer «em conjunto por Famões e Pontinha».

Nesta sessão foram homenageadas as empresas MPG e Grupo Belmed, sedeadas em Famões, a 1.ª Companhia de Odivelas das Guias de Portugal e a atleta de Famões Márcia Dinis, tricampeã nacional de taekwondo, no escalão júnior.

A parte cultural esteva a cargo da fadista famoense Rute Soares e do Grupo de Danças e Cantares da Paróquia de N.ª Sr.ª do Rosário de Famões.