“E se eu fosse Presidente?!…”

Com o objetivo de promover entre as crianças o conhecimento das instituições e seu funcionamento, e também de lançar as bases para uma cidadania responsável, a Junta de Freguesia da União das Freguesias Pontinha e Famões está a desenvolver, nas suas escolas básicas, a iniciativa “E se eu fosse Presidente?!…”, em colaboração com o(a)s professore(a)s e respetivas coordenações.

Nesta iniciativa, a Presidente da Junta, Corália Rodrigues, desloca-se às escolas e, perante uma ou mais turmas de alunos, com a ajuda dos docentes, começa por explicar o que é uma Junta de Freguesia, como funciona, quais as profissões necessárias para desenvolver todos os trabalhos e serviços públicos que são das suas competências, perguntando depois aos meninos e meninas o que fariam se fossem presidentes da Junta.

É aqui que começa verdadeiramente a vir ao de cima a consciência cidadã das crianças, que através das suas respostas vão exprimindo as ideias que conjeturam para o espaço público, mas também para o bem-estar das pessoas.

Nas três escolas já visitadas – Mello Falcão, na Pontinha, Veiga Ferreira e Casais do Trigache, em Famões –, a participação dos alunos foi muito dinâmica, ressaltando a preocupação com as questões sociais, praticamente comum a todas as propostas que formularam, nomeadamente quanto à ajuda aos idosos e aos mais desfavorecidos, sendo também a temática do ambiente muito referida, desde, por exemplo, a proibição total de deitar papéis e outros resíduos para o chão, até à criação de uma escola para os adultos aprenderem as boas regras para manter a higiene nos espaço públicos.

Alguns alunos também apresentaram contribuições para a melhoria das condições da sua escola nos espaços de recreio, que serão analisadas e poderão, algumas delas, vir a ser desenvolvidas.

No final de cada ação desta iniciativa, a Presidente da Junta entrega simbolicamente aos alunos participantes um certificado de “Termo de Posse”, em que cada um é nomeado “Agente da Cidadania” e “Protetor do Ambiente”, o que tem sido acolhido com muito entusiasmo por todos.

Espera-se, assim, contribuir para a formação dos jovens que frequentam os primeiros escalões do ensino básico, de modo a que, desde cedo, estejam despertos, ativos e participativos na procura de ideias e soluções que lhes permitam, no futuro, construir uma sociedade melhor e mais justa, em que o bem-estar seja um padrão constante e comum a todas as pessoas e comunidades.

Esta iniciativa vai prolongar-se durante o ano letivo em curso, pretendendo-se que abranja todas as 11 escolas básicas da União das Freguesias de Pontinha e Famões.

02 05 09 08 01 03 04 06 07