Notícias do projeto internacional “Be a Buddy not a Bully” na Pontinha

765

3.º Encontro Transnacional. — O Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire da Pontinha continua a desenvolver o projeto de prevenção e combate ao Bullying no âmbito do programa Erasmus +, e que decorre durante três anos letivos.

buling1

Nos dias 3 e 4 de novembro decorreu em Bolonha, Itália, o 3º Encontro Transnacional do projeto “ Be a Buddy not a Bully”, com a participação da profª  Maria João Freitas (coordenadora do projeto) e da profª Filipa Afonso, em representação do Agrupamento.

Este encontro contou novamente com os representantes de todos os países participantes (Bulgária, Espanha, Grécia, Itália, Lituânia, Portugal, Roménia e Turquia). Cada equipa apresentou vídeos e powerpoints dando a conhecer à comunidade da escola bolonhesa as respetivas Escolas e Países, assim como os trabalhos e atividades que têm desenvolvido no âmbito do tema do Bullying. O Encontro contou ainda com um Seminário sobre a problemática do CyberBullying orientada por uma psicóloga e investigadora universitária convidada.

Como nos anteriores Encontros, esta reunião transnacional revelou-se enriquecedora na partilha de ideias, sensibilidades e metodologias acerca das questões do Bullying, facilitadas por um ambiente de trabalho salutar e uma boa organização da equipa anfitriã.

Comemoração do Dia Mundial do Combate ao Bullying no Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire

 

buling2

O Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire da Pontinha assinalou o Dia Mundial do Combate ao Bullying no âmbito do programa Erasmus +.

Foi no passado dia 20 de Outubro que a Equipa do Projeto Erasmus+ comemorou na Escola Básica da Pontinha e na Escola Secundária Braamcamp Freire o Dia Mundial do Combate ao Bullying com várias atividades para alunos do 2º e 3ºciclos.

As iniciativas mobilizaram alunos e também professores da disciplina de Cidadania assim como as Bibliotecas das respetivas escolas. Os alunos puderam construir puzzles com posters e mensagens alusivas ao Bullying, e assistiram a vários vídeos sobre a temática, adaptados às diversas faixas etárias. A terminar houve ainda oportunidade para debater opiniões e partilhar experiências, e foi entregue aos alunos um autocolante comemorativo do dia.

Na opinião dos vários envolvidos esta iniciativa decorreu de forma muito positiva, facilitada por uma boa colaboração e adesão da comunidade escolar, contribuindo assim para uma melhor sensibilização sobre a prevenção e combate ao Bullying no contexto escolar.