Território

Localização e geografia

mapaazul1

O território da atual União das Freguesias de Pontinha e Famões, com uma área de 9,36 km2, situa-se no Concelho de Odivelas e Área Metropolitana de Lisboa, e é  limitado a norte e nascente pela União das Freguesias Ramada-Caneças, a sul pela Freguesia de  Carnide (Lisboa), a poente pelas freguesias Encosta do Sol, Mina de Água (Amadora) e Casal de Cambra (Sintra), e a nascente pela Freguesia de Odivelas.

A orografia  é marcada por desníveis acentuados na área de Famões, intercalados no entanto por vázeas suaves, dando origem a montes e «barrocas», como por exemplo o local do marco geodésico do Casal do Bispo, ponto mais alto da Freguesia, com uma cota de 289 metros no topo do talefe [superior à serra do Monsanto (226 m)], ou as profundas ravinas da ribeira Silva Porto e da zona da Quinta da Barroca.

Estes desníveis suavizam-se já na área que pertencia à Freguesia da Pontinha, na zona do vale da Paiã que margina o rio da Costa, outrora navegável, e que vai da baixa de Sto Eloy aos vastos terrenos da Escola Agrícola e aos bairros de Santa Maria, S. José e Sto. António, crescendo novamente em altitude até ao cimo do Bairro da Serra da Luz e quedando-se no núcleo da vila da Pontinha em cotas idênticas à vizinha Freguesia de Carnide, do concelho de Lisboa.

Acessibilidades

MAPAnovo

 

O Concelho de Odivelas está situado no entroncamento de vários eixos centrais viários:

  • O Itinerário Complementar 22 (IC22), também conhecido por Radial de Odivelas;
  • A Cintura Rodoviária Interna de Lisboa (IC17-CRIL) que permite o acesso vindo do Sul de Portugal / Algarve, e de Espanha, pela Ponte Vasco da Gama, e também do Norte pela A1. No outro sentido, permite o acesso a quem vem da Amadora e de Algés. A saída Odivelas Oeste/Zona Comercial (Centro Comercial de Odivelas – Strada – Shopping § Fashion Outlet) dá acesso direto às Freguesias de Odivelas e Pontinha/Famões;
  • A Cintura Rodoviária Externa de Lisboa (A9-CREL) que permite, via Vila Franca de Xira, chegar do Norte do País e da Galiza. Permite também, noutro sentido, a chegada a quem vem do Estoril e Cascais pela A5, e também de Sintra pelo IC19.
  • O Eixo Norte-Sul permite a entrada em Odivelas a quem vem do Sul de Portugal, Alentejo e Algarve, Espanha, pela Ponte 25 de abril. A saída de Telheiras é a que permite o acesso mais rápido e direto à Freguesia Pontinha/Famões.
  • A Autoestrada n.º 8 (A8) que faz a ligação entre Leiria e Lisboa (Calçada de Carriche).

No interior do Concelho a rede viária permite acessos fáceis e devidamente sinalizados a todas as Freguesias e respetivos bairros.