Fundo_Hist

Sendo contíguos, os territórios das anteriores Freguesias da Pontinha e de Famões apresentam traços históricos paralelos, embora com alguma diferenciação entre si.

Da época pré-história chegaram ao princípio do século XX alguns vestígios de ocupação na zona norte de Famões, com destaque para quatro dólmenes nos Trigaches, provavelmente ligados aos povos alpiarças, na Idade do Ferro, cuja concentração mais conhecida na região se situava no castro da serra da Amoreira, na Ramada.

A Pontinha, nomeadamente o núcleo da vila, esteve mais ligada a Lisboa e pertenceu à Paróquia de Carnide  até 1886.

A economia na região que agora forma a União das Freguesias de Pontinha e Famões assentava em explorações agrícolas, atividade que a partir de meados do século XX foi sendo paulatinamente abandonada para dar lugar à construção habitacional, por vezes de forma desordenada, e à instalação de pólos industriais.

Para mais pormenores, consultar:

>> Caracterização e dados históricos da Pontinha
>> Caracterização e dados históricos de Famões