Projeto pioneiro inicia-se no Bairro Mário Madeira

O Projeto Comunidades Sustentáveis iniciou a primeira fase no Bairro Dr. Mário Madeira, Pontinha, com entrevistas, nos dias 24 e 25 de fevereiro, a alguns membros da comunidade, conduzidas por dois investigadores ligados à Faculdade de Ciências de Lisboa e acompanhadas por técnicas da Junta de Freguesia, com o  objetivo de recolher contributos para a dinamização do trabalho futuro.

Trata-se de um projeto pioneiro, vocacionado para a dinamização e o desenvolvimento sociocomunitário, estimulando as comunidades a criarem as suas próprias dinâmicas valorizando os indivíduos per si, as associações e/ou outros agentes da comunidade, rentabilizando os recursos existentes.  O seu desenvolvimento vai decorrer em várias fases, incluindo outros subprojectos que o complementam, dos quais se destacam o «Integrar a Comunidade» e o «Repórter do Bairro/Repórter da Escola».

Esta iniciativa foi aprovada em reunião de junta, no passado dia 18 de fevereiro, prevendo a criação de uma parceria entre a Junta de Freguesia da União das Freguesias da Pontinha e Famões e o CCIAM – Centre for Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling (grupo de investigação da Faculdade de Ciências de Lisboa), que reúne cientistas de diversas disciplinas e que desenvolvem trabalhos interdisciplinares a nível nacional e internacional.

DSCF5146 cópia

DSCF5149 cópia